Como Aumentar a Maturidade Digital da Sua PME em São Paulo

Empresário maduro em São Paulo interagindo com interface digital representando transformação e evolução digital
Liderança, estratégia e tecnologia: o caminho para elevar a maturidade digital da sua PME em São Paulo começa com as decisões certas.

Por que tantas PMEs em São Paulo ainda têm baixa maturidade digital?

São Paulo é um dos maiores polos empresariais do Brasil, mas muitas PMEs ainda operam com processos manuais, campanhas desconexas e falta de integração entre canais. Isso compromete a performance e limita o crescimento.

A boa notícia é que aumentar a maturidade digital não significa necessariamente grandes investimentos. Significa adotar uma sequência de passos estratégicos que evoluem a operação comercial e de marketing de forma estruturada.

O que é maturidade digital na prática?

Maturidade digital é o nível de preparo da sua empresa para gerar, nutrir e converter leads de forma previsível, usando canais digitais de forma integrada e inteligente.

Na Boria, avaliamos esse nível a partir de pilares como:

  • Clareza no ICP (Perfil do Cliente Ideal)
  • Oferta com foco em problemas e soluções reais
  • Estrutura de funil ativa e monitorável
  • Fluxo de conteúdo contínuo
  • Uso de dados para tomada de decisão

Tudo isso faz parte da nossa abordagem baseada na Jornada de Valor e no Painel de Crescimento.

Episódio especial – Boria em Movimento

3 passos para sua PME evoluir digitalmente em São Paulo

1. Diagnóstico de maturidade

Faça uma avaliação interna (ou com uma consultoria especializada) para entender em que estágio sua PME está. Esse diagnóstico faz parte da nossa Consultoria Estratégica de Marketing.

2. Definição de Projetos Prioritários

Com base no diagnóstico, usamos o Radar Boria para mapear os Projetos Principais de cada trimestre.

3. Implementação com foco em pequenas vitórias

Não tente mudar tudo de uma vez. Avance por etapas: primeiro melhorar os leads, depois o funil, depois o conteúdo… e assim por diante.

Exemplo real: Como uma PME em São Paulo saiu da estagnação digital

Uma empresa de serviços corporativos localizada na Lapa, em São Paulo, iniciou seu processo de transformação digital com o acompanhamento da Boria. Em dois trimestres, dobrou o número de leads e aumentou a taxa de conversão em 35%.

Quer entender melhor os estágios de maturidade digital?

Este artigo da McKinsey explica como pequenas e médias empresas podem escalar sua maturidade digital: Accelerating digital transformation in small and medium-sized businesses.

Próximo passo: Evolua o nível digital da sua PME ainda este trimestre

Se você sente que sua empresa em São Paulo está atrasada no digital, agende uma consultoria gratuita com a Boria e vamos construir juntos um plano de evolução de maturidade digital.